
Eventos
É com este contexto que existe este tema no Vir (a) Viana, para nos tornarmos parceiros, mostrando os acontecimentos com a cobertura dos mesmos para dar a conhecer o que aconteceu a quem não teve oportunidade de ir, ou mesmo para quem não conseguiu estar até ao final.
jm
“A herança cultural de um povo é, na sua autenticidade, uma das maiores riquezas da sociedade que, na sua identidade, congrega as histórias de tempos idos e a inquietude da vontade de a perpetuar.
O documentário do vianense Flávio Cruz retrata, de forma genuína e fiel, os processos de socialização e transmissão de valores culturais e sociais de algumas festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, numa ótica de proteção do património cultural e imaterial.
Esta viagem festiva, de simbiose entre o religioso e o profano, reforça a consciência de que um povo sem memória não existe, sendo necessário preservar, investigar e reconstituir essa memória patrimonial e divulgar as nossas tradições, tornando-as prioritárias.
Com uma clara consciência de que a tradição não se dissocia de conceitos da modernidade, “Herança” apresenta uma banda sonora com temas originais e temas populares que, pelos dedos e pelo fole de Luís Pinheiro, foram alvo de arranjos com influências musicais contemporâneas.
Que este “Herança” nos desperte o sentido de pertença e nos comprometa na defesa dos valores e símbolos socioculturais que conferem ao povo luso uma riqueza imensurável.”
É já este domingo, dia 10 de setembro, que o documentário “Herança” vai ser apresentado. A partir das 21h00 no Teatro Municipal Sá de Miranda. Encontra mais informações no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no seguinte link: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/noticias/registo-das-festas-e-romarias-do-concelho-enriquece-museu-do-traje-e-dao-origem-a-documentario.

Herança – Registo de Festas e Romarias do Concelho

Foi lançado publicamente no passado dia 9 de junho o cartaz da Romaria da Senhora d’Agonia deste ano. Da autoria de dois irmãos de Lisboa, o cartaz foi escolhido entre cerca de 80 propostas que concorreram.
O cartaz apresenta o Traje de Lavradeira da freguesia de Areosa, que é considerado o mais vermelho de todos. A beleza da mulher de Viana trajada à vianesa é um dos temas do concurso, assim como devem transmitir o “espírito” da festa, a “alegria e a vida” da Capela da Senhora d’Agonia.
Segundo a memória descritiva de apoio a este cartaz, a proposta tem como objetivo “…valorizar a beleza da mulher de Viana, o brio no seu trajar e a sua devoção a Nossa Senhora d’Agonia”.
A Romaria deste ano decorre entre 17 e 20 de agosto e o programa já se encontra disponível.
O cartaz das Festas d'Agonia

Este ano o Festival de Folclore Internacional do Alto Minho será realizado entre os dias 17 e 23 de julho, e juntará grupos da Argentina, Benin, Eslovénia, Itália, México, Rússia e Sérvia. É organizado com a colaboração da Viana Festas e uma Comissão Executiva, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do CIOFF.
Este já vai na 21ª edição, que desde 1996 traz aos palcos de Viana do Castelo, grupos de prestígio de todo o mundo. “O sucesso da sua organização conta com a colaboração fundamental de voluntários dos Grupos Folclóricos, amigos e ainda das instituições, associações e empresas, que são incansáveis”.
Através da página do facebook (https://www.facebook.com/FFIAltoMinho/) e do site oficial da Viana Festas (http://vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/xxi-festival-de-folclore-internacional-alto-minho) pode acompanhar toda a informação.
XXI Festival de Folclore Internacional do Alto Minho

Sábado, dia 8 de outubro o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai fazer a Desfolhada à Moda Antiga, que a partir das 21h30 estará a animar o Largo de S. Domingos em Viana do Castelo.
Esta desfolhada consiste na recriação dos trabalhos de outros tempos, colocando os mais novos também a viver este ritual. Este evento terá também uma tasquinha com vários produtos da freguesia.
Desfolhada À Moda Antiga
A desfolhada era um trabalho agrícola que se fazia durante o mês de Outubro que consistia em desfolhar o milho, mas antes deste acontecimento existia durante um longo ano um trabalho enorme para que pudesse acontecer este evento.
Era um evento com grande simbolismo pois as pessoas reuniam-se para desfolhar o milho, mas também motivo de festas, onde tinham com eles concertinas e havia todo um cantar enquanto se fazia o mesmo trabalho.
Era então algo que fazia à noite, há luz da candeia, a petróleo, se trabalhava, chegavam primeiro os carros de bois, carregados com as espigas e depois sucedia-se todo o seu desfolhar. Toda a gente participava com grande entusiasmo, principalmente os jovens que assim tinha oportunidade de roubar um beijo à sua namorada, noiva, ou ao seu romance da altura, pois ao desfolhar quem encontra-se o milho rei (espiga vermelha) teriam de gritar bem alto: - Milho Rei, e era concedido e obrigatório dar um beijo ou um abraço a toda a gente que aí estava presente. Quando acabava todo o trabalho era altura de merendar, cantar e dançar, com músicas a preceito.
Cá em Viana a mais fiel das desfolhadas é a de Perre, que ocorre no dia 24 de Setembro, junto da Igreja Paroquial de Perre pelas 22H, mas haverá petiscos desde as 18H.
Antes do evento ter começado, o Grupo Danças e Cantares de Perre teve uma busca pela população para ter mais informações sobre a Desfolhada que se fazia na freguesia. Tendo neste momento vários apoios, como a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Perre e o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na desfolhada poderá ver o virar do carro de bois com o milho, a desfolhada, as espigas a secar na eira, o recolher das mesmas e por fim a malhada e a limpeza do milho, depois de malhado no peneiro.
"As desfolhadas da aldeia
São cheias de vida e cor
Até a luz da candeia,
Suspiram versos de amor.
Ai as desfolhadas, lindas desfolhadas
Onde as raparigas vão todas lavadas,
Saem de casa preparam - se bem
Porque os seus amores lá irão também"
Cantiga Popular Portuguesa

No dia 8 de outubro, entre as 10h e as 13h, na Praça da República, decorre o Feirão das Vindimas que tem como participantes o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o Grupo Etnográfico de Areosa.
Neste feirão os grupos levam a cabo o tema das Vindimas, em que praticamente todos os produtos que vendem são em geral confecionados com vinho.

Feirão das Vindimas

No próximo dia 12 de novembro, às 22h00, Viana Sabe (A)mar, volta com a sua 3ª edição, desta vez no Centro Cultural de Viana do Castelo, com entrada gratuita (e apresentação do bilhete).
Para além do Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa e do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo de Neiva, os grupos presentes este ano são o Rancho Folclórico do Calvário (Lagoa), Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”, Rancho Paroquial de Guifões (Matosinhos), Asociación Meiramar-Axouxeres (Galiza – Espanha) e o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. Ainda para completar o cartaz deste ano vai marcar presença a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e, contámos com a participação especial de Ana Ferreira e do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.
Podem adquirir já os bilhetes, no Teatro Municipal Sá de Miranda no horário habitual da bilheteira, e no dia do espetáculo no Centro Cultural das 18h00 às 22h00.
Viana Sabe (A)mar
No dia 7 de outubro o Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo organiza esta desfolhada. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, conta ainda com a Viana Festas e a Paróquia de Nossa Sr.ª de Monserrate.
Não percam às 21h30 no Largo de São Domingos!

Desfolhada à Moda Antiga

É já no próximo sábado, dia 11, o tão aclamado dia de S. Martinho.
Além das típicas castanhas e o bom vinho que fazem deste dia tão peculiar, não pode perder na Praça da República o Feirão de S. Martinho, que vai estar a animar a cidade entre as 10h e as 11h. Para ainda aliciar mais a visita, o Grupo Folclórico de Castelo de Neiva, e o Grupo de Danças e Cantares de Carreço, vão estar presentes.
Temos a certeza que será um bom dia, além do mais é o Verão de S. Martinho!
Esqueça o frio, vista o seu melhor sorriso e apareça.
Viana espera por si!
Feirão de S. Martinho
